TOO LITTLE TOO LATE: QUAL A RELAÇÃO ENTRE UMA ETERNA PROMESSA DO FUTEBOL E O HIT DOS ANOS 2000?

It's just too little, too late / A little too long / And I can't wait / But you know all the right things to say / You know it's just too little, too late. Quem não se lembra do icônico refrão do mega hit dos anos 2000, "Too Little, Too Late", da cantora americana Jojo


Para os fãs de futebol também é difícil esquecer das eternas promessas de craques. Aquele jogador em que você jurou que se tornaria o "novo Messi", ou aquele que seu amigo que joga Football Manager/Brasfoot/Modo Carreira do FIFA disse que seria a nova estrela do futebol mundial. A lista é longa, e passa por nomes como Bojan, Bebé, Tiago Luis, Macheda, Lulinha, Walcott, Jean Chera, Gourcuff, Kerlon, Freddy Adu.


Hoje vamos falar deste último nome, Freddy Adu. Mas não por sua fracassada carreira nos gramados, e sim por sua relação peculiar com o hit "Too Little, Too Late".


"One Hit Wonder"


A música "Too Little, Too Late" foi lançada pela cantora americana Jojo em 2006. Hit instantâneo, a canção chegou no terceiro lugar nas paradas americanas, e em primeiro lugar em alguns países. Talvez o que mais impressione seja a pouca idade de Jojo na época, que tinha 15 anos.


Já Freddy Adu foi uma das maiores promessas da história do futebol, quiçá a maior. O meia atacante americano já chamava muita atenção na base, tendo estreado profissionalmente aos 14 anos de idade, em 2004 pelo DC United. Na época, Adu recebeu o infeliz apelido de "novo Pelé".


Três anos depois o jogador acabou indo para a Europa, jogar no Benfica, onde não conseguiu muitos minutos, emplacando depois uma série de empréstimos em outros times. Em nenhum ponto de sua carreira Adu conseguiu emplacar um bom futebol, colocando nele um rótulo de eterna promessa.


Adu rodou por diversos clubes, tendo jogado na Finlândia, Sérvia, Portugal, França, Grécia, Turquia e até pelo Brasil, onde vestiu a camisa do Bahia em 2013. O jogador atualmente está no Las Vegas Lights, que nem sequer faz parte da primeira divisão do futebol norte-americano.



Jojo teve uma trajetória profissional parecida com a de Adu, tendo alcançado muito sucesso no início da carreira, entre 2004 e 2007, mas depois não emplacando nenhum hit. Desde o lançamento de "Too Little Too Late" o melhor desempenho de Jojo nas paradas americanas foi com a música "Disaster", que alcançou a tímido 87a posição.


Caminhos cruzados


O que pouca gente sabe no entanto é que Jojo e Adu foram um casal entre 2005 e 2006, quando Adu já jogava pelo DC United, e na época em que "Too Little, Too Late" foi lançada.


O timing entre o relacionamento e o lançamento da música levou à inevitável especulação: teria "Too Litte Too Late" escrita para Freddy Adu?


O clipe ajudou a alimentar essa teoria, tendo em vista que apresenta o futebol como tema. No vídeo Jojo canta para seu namorado, que é um jogador de futebol; em um momento pelo qual o casal passa por uma crise.


Mas antes que você se empolgue, a música não foi escrita para Freddy Adu. Isso acontece porque Jojo não escreveu a música, tendo sido composta por Billy Steinberg, Josh Alexander e Ruth-Anne Cunningham.


De qualquer jeito é inegável que os produtores e compositores buscaram se beneficiar do relacionamento entre Jojo e Adu, seja pelas letras ou pelo clipe. A própria Jojo afirmou em entrevista que "Quando eu comecei a namorar uns anos depois, me perguntei se os compositores não haviam instintivamente percebido alguma coisa." se referindo ao hit.


Além da conexão inesperada no hit e no namoro, Jojo e Adu tem outro grande ponto em comum: as carreiras não alcançaram o sucesso esperado.



0 visualização
  • Facebook
  • Instagram - Grey Circle
  • Spotify - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle

ARK ©