DEPOIS DO K-POP E DO K-DRAMA, TEREMOS O K-MOVIES?

A MÚSICA E AS SÉRIES COREANAS VEM CONQUISTANDO O MUNDO. SERÁ QUE O PREMIADO FILME “PARASITA” PODE DESLANCHAR O CINEMA COREANO MUNDIALMENTE?


O desenvolvimento econômico e social exibido pela Coreia do Sul constitui grande exemplo à países em desenvolvimento, incluindo o Brasil.


Talvez mais impressionante ainda, seja o país de menos de 50 milhões de habitantes ter se tornado uma exportadora de cultura e tendências.


Música e televisão


A Coreia do Sul hoje em dia é bastante conhecida mundialmente por sua música pop e por suas novelas. As duas tendências ganharam apelidos: K-Pop e K- Drama


O K-Pop é muito mais antigo do que parece, e sua denominação abrange todos os gêneros de música pop feitos na Coreia do Sul desde a década de 40. Entretanto, é a partir dos anos 90 que foi concebido o K Pop moderno, que conquistaria o mundo no século XXI.


O gênero acabou se aproximando mais do Pop ocidental, e passou a replicar fórmulas de sucesso mundial de maneira adaptada. O que se tem é uma verdadeira indústria, composta de grandes empresas que procuram e moldam talentos.


O fenômeno começou sua expansão na ásia, e logo atingiu todos os cantos do mundo. O sucesso dos grupos BTS e BLACKPINK expressa bem como a Coreia conseguiu exportar seus talentos globalmente


O sucesso do K- Drama também faz parte da chamada "Onda Coreana", que exporta sua cultura coreana para o resto do mundo.


O gênero consiste basicamente em novelas e séries de televisão ambientadas na Coreia. A temática geralmente é centrada em situações amorosas e familiares, voltada a um público abrangente.


O alcance do conteúdo também é mundial, e se um dia novelas eram sinônimos de Colômbia ou México, hoje em dia a Coreia do Sul roubou esse posto.


Os dois acabaram por projetar a Coreia do Sul mundialmente, ajudando por consequência a economia do país. Os dois fenômenos já são bastante conhecidos, e não dão sinais de esgotamento.


K- Movies


O grande sucesso da música e das séries coreanas levou a um questionamento: por que o cinema também não faz sucesso globalmente?


Muito se explica pela falta de apelo comercial que os filmes coreanos possuem, bem como os poucos elementos ocidentais que hollywood tem de sobra, por exemplo. Tais elementos inegavelmente impulsionaram o K Pop e o K Drama, e parece ser parte vital de suas fórmulas de sucesso.


O cinema coreano é conhecido por ser mais cult. O gênero atrai mais amantes do cinema do que grandes massas, e possui um segmento bem mais nichado.


Parasita


Mas talvez tudo isso possa mudar, graças ao filme "Parasita".


O drama narra a história de duas famílias coreanas, uma rica e a outra pobre. A família mais pobre passa a trabalhar inteiramente para a família mais rica, em diferentes postos, sem que seus patrões saibam que se trata de familiares. A narrativa vai se desenvolvendo nesse contexto, até que coisas inesperadas acontecem.


O filme tem tido grande sucesso de crítica, sendo um dos favoritos para vencer o Oscar de Filme Estrangeiro. Até aí, normal; o grande diferencial é o sucesso de bilheteria no mundo todo.


Esse sucesso com o público provavelmente tem muito a ver com a incorporação de elementos ocidentais na narrativa, em que até se ouve frases em inglês, além de muitas referências aos Estados Unidos.


Caso o cinema coreano continue a produzir filmes como "Parasita", junto com essa abertura ao gênero no ocidente, podemos estar diante de uma nova faceta da "Onda Coreana": o K-Movies.


Apenas o futuro dirá se os filmes coreanos irão se expandir globalmente, a exemplo do K-Pop e do K-Drama. Mas o potencial do gênero é totalmente inquestionável.


0 visualização
  • Facebook
  • Instagram - Grey Circle
  • Spotify - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle

ARK ©