BILL GATES POSSUI APENAS 1% DA MICROSOFT. PARA ONDE FOI SEU DINHEIRO?

O 2º HOMEM MAIS RICO DO MUNDO TEM SE ESFORÇADO EM DIVERSIFICAR SUAS FONTES DE RECEITA E PARA ISSO CONTA COM A AJUDA DE UM FAMOSO AMIGO.


Bill Gates fundou a Microsoft em 1975, junto com seu amigo de infância Paul Allen. A história posterior já é conhecida, levando aos dias atuais em que a empresa vale mais de um trilhão de dólares.


Entretanto, Gates doou e vendeu boa parte de suas ações da Microsoft, possuindo atualmente pouco mais de 1% da companhia. Mas para onde foi sua fortuna? Quais foram seus investimentos?


Diversificação em ações


Ainda em 1995, quando Gates ainda mandava na Microsoft, foi criada a Cascade Investment, com o propósito de ser seu braço de investimentos, utilizando o dinheiro gerado pela Microsoft. A Cascade sucedeu a Dominion Income Management, que antigamente era o veículo de investimentos do fundador da Microsoft.


Apesar da Cascade ser um familly office (termo que define veículos de investimento voltado para gerir fortunas de famílias), a administração da empresa possui uma filosofia diferente na hora de escolher seus investimentos, apostando em uma estratégia mais ativa e mais arriscada. Bill Gates revelou recentemente que a Cascade possui cerca de 60% de seu portfólio em ações; o que bastante inusitado para family offices, que costumam focar em investimentos menos arriscados, como renda fixa.


A Cascade tem investido em diversas empresas, que variam desde energia nuclear até bebidas alcoólicas. O número de empresas investidas é incerto, apesar de alguns casos serem notórios.


Um deles é a empresa Beyond Meat, que se propõe a fazer substitutos de carne à base de planta. A empresa ganhou bastante notoriedade quando se descobriu que Gates era um dos seus principais investidores, logo colando a ideia de que a empresa poderia ser disruptiva e inovadora, assim como a Microsoft.


Além da Beyond Meat, podemos citar outros investimentos interessantes, como a gigante mexicana FEMSA, a tradicional produtora de máquinas (especialmente tratores) John Deere, e a Canadian National Railway, maior ferrovia do Canadá.


Apesar da Cascade ser minoritária na grande maioria de seus investimentos, há uma grande exceção: a Four Season Hotels and Resorts. O braço de investimentos de Gates possui 47% da famosa cadeia de hóteis, sendo sua controladora.


Ajuda ilustre


A estratégia de investimentos ativa e concentrada em ações talvez tenha uma influência de um velho amigo de Bill Gates, o também bilionário Warren Buffett. Não é segredo que os dois possuem uma amizade de longa data, sendo que Gates mostrou diversas vezes que aprecia muito os conselhos financeiros do oráculo de Omaha, como Buffett é conhecido.


Buffett ficou famoso por sua estratégia conhecida como "Value Investing", que consiste na procura de ações que estão subvalorizadas pelo mercado em determinado momento, porém possuem alto valor intrínseco. Dificilmente a concentração do portfólio da Cascade em ações é uma mera coincidência.


Menos coincidência ainda é o fato da Cascade possuir também cerca de 4% da Berkshire Hathaway, empresa de Warren Buffett. A amizade entre os dois é antiga, e com certeza proporcionou frutos no conhecimento de Gates em ações.


Investimentos no futuro


Além da Cascade tornar Bill Gates ainda mais rico do que é, a empresa também é a grande fonte de receitas da Bill and Melinda Gates Foundation, que se dedica à filantropia. A fundação atua principalmente no combate à pobreza, e na promoção de inovações e políticas públicas nas áreas de saúde e educação.


Gates, assim como Buffett, faz parte do projeto "The Giving Pledge", pelo qual os signatários se comprometem a doar 99% de suas fortunas ao morrer. Sendo assim, a Cascade Investment irá se tornar no futuro unicamente e exclusivamente dedicada à filantropia, sendo seus lucros inteiramente doados.


Enquanto a pequena participação de Bill Gates na Microsoft pode surpreender, a visão de longo prazo da Cascade não é à toa, sendo este o veículo que irá proporcionar riqueza para Gates, sua família e para a sociedade em geral. Até lá, ficaremos sempre de olho quais investimentos a interessante empresa tem feito, além da Microsoft.


0 visualização
  • Facebook
  • Instagram - Grey Circle
  • Spotify - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle

ARK ©