MISBEHAVING: A CONSTRUÇÃO DA ECONOMIA COMPORTAMENTAL

Escrito pelo vencedor do Prêmio Nobel de Economia, Richard Thaler, Misbehaving é um livro de economia não convencional, pelo menos não usual. O autor mesmo diz isso: você não verá modelos matemáticos, regressões, modelos econométricos nem tão pouco uma literatura econômica convencional. Porém você encontrará um dos campos menos explorados e mais relacionados com a economia e a psicologia.


A junção de economia e psicologia hoje em dia já é bastante conhecida, e até conseguiu seu nome próprio: economia comportamental. Entretanto, o campo de estudo é muito inovador, e sua fama atual com certeza pode ser atribuída às contribuições de Richard Thaler, bem como de Daniel Kahneman e Amos Tversky, outros "pais fundadores" da economia comportamental.


Mas afinal, o que é economia comportamental?


A economia tradicional assume agentes racionais. Seja comprando um relógio, vendendo ingressos de basquete ou solicitando um empréstimo, todos sucumbimos a vieses e preconceitos, acabando por tomar decisões que se desviam dos padrões de racionalidade assumidos pelos economistas.


Isso acontece pelo modo de como respondemos psicologicamente aos estímulos externos, fazendo com que nossas respostas nem sempre sejam as mais racionais. Um exemplo é o viés da auto confiança; como no caso da pesquisa que revelou que a maioria das pessoas se consideram motoristas acima da média (o que seria estaticamente impossível).


Assim, a grande contribuição da economia comportamental é mostrar que os indivíduos são racionais, mas que possuem vieses cognitivos que limitam essa racionalidade em diversas situações. Desse modo, a psicologia mostra quais são os vieses e as irracionalidades, enquanto que a economia mostra a influência disso na tomada das decisões econômicas.


Richard Thaler, especificamente, demonstrou como esses viéses influenciam o sistema financeiro e como a arquitetura de escolhas pode induzir os indivíduos a tomar decisões mais racionais (nudge). O primeiro assunto até rendeu uma participação no aclamado filme "A Grande Aposta":



Em outras palavras, nos comportamos mal. Mais importante, nosso mau comportamento tem sérias consequências. A economia não é completamente reduzida a lei de oferta e demanda, ela é absolutamente importante, mas existem decisões comportamentais que influem sobre pontos importantes de nossa sociedade.


Misbehaving explica diversos vieses cognitivos, bem como as irracionalidades pontuais dos agentes econômicos, funcionando como uma bela introdução sobre o assunto. Além disso, usa exemplos bastante divertidos e leves, sendo um bom livro para quem está acostumado com a densidade do material econômico clássico, ou para alguém que queira uma leitura mais leve.


3 visualizações

CATEGORIAS

CONTEÚDOS

ARK CANAL

REDES SOCIAIS

INSTAGRAM

TWITTER

FACEBOOK

SPOTIFY

TIK TOK

LISTAS / RANKINGS

SOBRE

NÓS

CONTATO