MARK CUBAN

Dallas Mavericks? Shark Tank? Bom, talvez sejam essas as coisas que vem à cabeça quando falamos do bilionário norte americano Mark Cuban. Entretanto, o empresário é bem mais do que isso.


Mark é mais um dos bilionários self-made. Viveu uma infância de classe média em Pittsburgh e se formou na Universidade de Indiana em administração.


A trajetória comum não impediu Cuban de buscar altos voos, e após a faculdade se mudou para Dallas. Sem conhecer ninguém na cidade Cuban teve de se virar: virou bartender e atendente de uma pequena loja de software.


Cansado de seus empregos e já com bastante conhecimento do mercado computacional, o então jovem de 24 criou um negócio de consultoria em software chamado "MicroSolutions". A primeira empreitada foi muito bem sucedida,transformando Cuban em milionário quando vendeu o negócio para a CompuServe em 1990.


Agora com recursos, em 1995 Mark e seu parceiro de negócios Todd Wagner começaram a trabalhar em uma ideia para transmitir eventos ao vivo pela Internet. A partir disso, conectaram rádios locais à internet, dando vida ao empreendimento conhecido como Audionet (depois mudando o nome para Broadcast.com em 1998).


Nem precisa ser dito que a Audionet foi outro grande sucesso, e a empresa acabou sendo vendida para o Yahoo! em 1999 por 5.7 bilhões de dólares pagas em ações do Yahoo!


Com o sucesso financeiro atingido, Cuban comprou a franquia de basquete Dallas Mavericks da NBA por US$ 285 milhões em 14 de janeiro de 2000, mudando drasticamente a equipe para melhor. Hoje os Mavericks estão avaliado em US$ 2.4 bilhões.


A brilhante capacidade de Mark de liderança e administração, transformou os Mavericks em uma potência no mundo da NBA fazendo com que a equipe chegasse às primeiras finais de sua história em 2006 e ao primeiro título da NBA em 2011. Desde então, Dallas é o time que mais chegou aos playoffs, junto com o rival de conferência San Antonio Spurs. Cuban vive a franquia, e está presente em todos os jogos vibrando como um torcedor comum.


Apesar de ter apenas um título conquistado em 20 anos, o sucesso montado na estrutura de negócio dos Mavs é tremendo, e a franquia está constantemente na listas dos times mais valiosos da NBA. Dallas sempre figura o top 10 da liga mesmo sem os jogadores mais expressivos e campanhas excelentes.


Além de todos esses empreendimentos, Cuban não parou por aí. E em 2001 lançou a rede de televisão de alta definição "HDNet" com Philip Garvin. A HDNet oferece o mais alto nível de qualidade de transmissão digital disponível, com uma programação focada em filmes e esportes.


No mesmo mercado, Mark e Todd Wagner criaram o conglomerado de mídia "2929". Por meio deste veículo, Cuban e o sócio gerem as empresas de produção de filmes HDNet Films e 2929 Productions, além da distribuidora de filmes Magnolia Pictures, a distribuidora de vídeos domésticos Magnolia Home Entertainment, a cadeia Landmark Theatres e uma participação na Lions Gate Entertainment.


Mark Cuban é um ótimo exemplo de um empreendedor de sucesso que está constantemente se desafiando, nunca se acomodando. Mas mais do que isso, sua história é de alguém com muita resiliência, assim como Bezos, é mais um bilionário que criou um império de sua garagem.


1 visualização

CATEGORIAS

CONTEÚDOS

ARK CANAL

REDES SOCIAIS

INSTAGRAM

TWITTER

FACEBOOK

SPOTIFY

TIK TOK

LISTAS / RANKINGS

SOBRE

NÓS

CONTATO