COMO A AMAZON GANHA DINHEIRO?

UM SIMPLES E-COMMERCE É CAPAZ DE PRODUZIR UMA RECEITA DE 232 BILHÕES DE DÓLARES?


Durante o ano de 2018, a Amazon conseguiu um lucro líquido superior a 3 vezes do que obteve em 2017.


Esse crescimento de lucro foi impulsionado por um ganho de 31% na receita, de US$ 177,9 bilhões em 2017 para US$ 232,9 bilhões em 2018.

A empresa está ranqueada entre as principais companhias em valor de mercado e em 2018 chegou a valer 1 trilhão de dólares..


Mas como uma empresa que começou vendendo livros em uma garagem chegou a esses números estratosféricos? Será que "apenas" ser um e-commerce levou a esse sucesso?


O Modelo de Negócio

A Amazon é a maior empresa de revenda online e está crescendo rapidamente o escopo de seu negócio. Sua geração de receita possui diversas fontes, que compreendem negócios de varejo, serviços em nuvem e serviços de anúncios digitais. Um bom exemplo é o Amazon Web Services (AWS), serviço de nuvem da Amazon, que gerou quase US $ 7,3 bilhões em receita operacional em 2018, mais da metade do total da Amazon.


A empresa ficou conhecida por usar sua baixa estrutura de custo para bater preços de competidores, aumentar seu Market Share/Participação de Mercado e dominar negócios.


Seja através de comissões, vendas de ativos, planos de assinatura, anúncios, taxas de uso, licenciamento e aluguel ou arrendamento, não é apenas seguir um modelo. Empresas de comércio eletrônico como a Amazon não seguem um modelo. Eles seguem muitos de maneira híbrida, liberando valor a longo prazo.


A empresa varia seu modelo de negócio e excelência a diversificação de seus serviços, atingindo seus consumidores de forma estrutural e específica. Seja nas inscrições mensais de Amazon Prime, comissão de vendas em seu site de e-commerce, programas de logística oferecidos a empresas menores, reaplicação de lucros, utilização de marketing para impulsionar tráfego, ads, processo automatizado, utilização de um “multicanal” para distribuição de produtos, ferramentas de SEO e muitas outras.


O modelo utilizado pela Amazon é tão bem estruturado, diversificado e complexo que é praticamente impossível você nunca ter utilizado um produto ou serviço, mesmo sem saber que era deles.


Apenas E-Commerce?

Apesar de toda sofisticação e de uma faceta tecnológica, ainda estamos falando de uma empresa de comércio eletrônico primordialmente. Seu E-Commerce representou quase 50% de todas as vendas nos Estados Unidos em 2018. Assim, gerando 207 bilhões de dólares em operações de revenda só nos EUA.


Mas a unidade de comércio eletrônico da Amazon não apenas ganha dinheiro vendendo produtos diretamente aos consumidores. Também ganha dinheiro vendendo serviços e acesso à sua plataforma a fornecedores e criadores de conteúdo, sendo um legítimo marketplace.


A Amazon está desenvolvendo seus negócios de produtos da marca, como os leitores eletrônicos Kindle, tablets Fire, Fire TVs e o conjunto Alexa, o assistente pessoal impulsionado pela inteligência artificial. A empresa também produz e vende conteúdo de mídia original. Assim como a empresa vende assinaturas para o Amazon Prime, um programa que oferece frete grátis ilimitado, streaming ilimitado de milhares de filmes e programas de TV. O Prime chegou recentemente ao Brasil.


O que o CEO tem a dizer

Links de afiliados, anúncios online e patrocínios podem gerar receita. Mas construir um negócio inteiro com diversas fontes de receita no setor de comércio eletrônico requer inovação. O comércio eletrônico é um modelo de negócios comum para varejistas e empresas on-line para gerarem receita. Enquanto as margens são gerenciadas e os processos aumentados, esses negócios prosperam e prosperam.


O CEO da Amazon e homem mais rico do mundo Jeff Bezos diz que “Em uma escala maior, a tecnologia é a resposta, à medida que as margens aumentam, quando os preços do comércio eletrônico caem, em vez de aumentar. Empresas que escalam além de oferecer descontos profundos no longo prazo estão obtendo sucesso no setor de comércio eletrônico.”. Com essas palavras, e maior entendimento do modelo de negócio apresentado pela Amazon, temos capacidade de entender como atingir retornos absurdos e como uma das maiores empresas do mundo atinge e ganha dinheiro.

0 visualização
  • Facebook
  • Instagram - Grey Circle
  • Spotify - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle

ARK ©