AIR JORDANS QUE MARCARAM ÉPOCA NA NBA

CONFIRA QUAIS FORAM OS MODELOS UTILIZADOS POR MJ DURANTE SUA CARREIRA INTOCÁVEL COM O CHICAGO BULLS.


Todos os anos, quando os Playoffs da NBA começam, os jogadores aparecem em quadra com edições especiais de tênis, desenvolvidos exclusivamente para eles pelas fabricantes de artigos esportivos. Não existe um padrão, pode ser em homenagem ao próprio time, familiares, ou somente uma combinação de cores nova e nunca vista antes.


Isso não é uma tradição recente. Desde os tempos de Michael Jordan a cada ano novos modelos eram lançados, e muitas vezes as fabricantes traziam cores já lançadas anteriormente, mas para a nova silhueta. Uma forma de fisgar o consumidor e, de certa forma, agradar aos fãs de basquete.


Michael Jordan foi um dos responsáveis pelo sucesso dos tênis assinados por jogadores. O Air Jordan 1, criado pela por Tinker Hatfield, o mais icônico designer de tênis da Nike, marcou época no cenário dos sneakers, sendo considerado um dos tênis mais clássicos de todos os tempos.


A coleção dos Air Jordan foi crescendo, e segue em constante mudança até os dias de hoje. Na época que Michael atuava pelo Chicago Bulls as aparições em playoffs e finais eram quase que uma certeza. Confira abaixo alguns modelos que Jordan usou em quadra para conquistar seus anéis de campeão da NBA:


1991 – Air Jordan VI

Em 1991, o Chicago Bulls chegou pela primeira vez nas finais da NBA após eliminar o temido Detroit Pistons, conhecidos por “Bad Boys”. O adversário da vez seria o Los Angeles Lakers, de Magic Johnson. Jordan entrou em quadra com o Air Jordan VI “Black/Infrared”.

Fonte: Stockx


1992 – Air Jordan VII

Na temporada seguinte, lá estava o Chicago Bulls novamente nas finais. Desta vez, o Bulls venceu o Portland Trailblazers em 6 jogos. Durante a temporada, Michael usou o Air Jordan VII, o primeiro modelo que fora produzido com a tecnologia Huarache no solado. A colorway utilizada por Jordan foi a clássica “Black/True Red”.

Fonte: Stockx


1993 – Air Jordan VIII

Pela Terceira temporada seguida, o Chicago Bulls foi campeão da NBA, em cima do Phoenix Suns, de Charles Barkley. Quando os playoffs se iniciaram, Jordan colocou seus Jordan VIII “Black/True Red” e que posteriormente foi rebatizado de “Playoffs”.

Fonte: Hypebeast


1996 – Air Jordan XI

Após voltar de sua primeira aposentadoria, Jordan liderou o time de Chicago para as finais, onde conquistou seu 4º campeonato em cima do antigo Seattle SuperSonics. Dessa vez Michael utilizou o modelo Air Jordan XI, também na cor “Black/True Red”, que ficou conhecida apenas como “Bred”.

Fonte: Stockx


1997 – Air Jordan XII

Após muita incerteza e superação, Jordan, Pippen e Dennis Rodman levaram o time para mais uma decisão. O adversário foi o Utah Jazz, mais uma vítima de Chicago. MJ conquistou seu quinto anel usando o Jordan XII. Durante os playoffs as colorwaysBlack/White” e “Bred” deram as caras. Mas a cor mais marcante foi a utilizada no jogo 5, conhecido como “Flu Game”, onde Michael jogou mesmo estando muito gripado. O Camisa 23 acabou o jogo com incríveis 38 pontos. Uma das atuações mais marcantes da carreira de Jordan.

Fonte: SneakerFiles


1998 - Air Jordan XIII & XIV

Pelo terceiro ano seguido e novamente contra o Utah Jazz, os Bulls conquistaram seu segundo tricampeonato da NBA. O Sexto em um período de 8 anos. A dinastia era inquestionável, o time era praticamente imbatível e Michael melhorava a cada ano. Durante toda a temporada e no início da série das finais, o modelo escolhido foi o Jordan XIII sendo substituído pelo modelo XIV inspirado na Ferrari. O tênis ficou marcado por conta do último arremesso de Michael no jogo 6. O “Last Shot” sacramentou a conquista de Chicago e foi o último ponto de MJ como jogador dos Bulls.

Fonte: Nike


0 visualização
  • Facebook
  • Instagram - Grey Circle
  • Spotify - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle

ARK ©