A MALDIÇÃO DO MADDEN

PARA MUITOS ATLETAS, ESTRELAR NA CAPA DE UM JOGO DE VÍDEO GAME PODE SER O SINÔNIMO DE SUCESSO, MAS PARA OUTROS PODE SER UM PESADELO.


Madden NFL é a franquia de jogos eletrônicos que tem como principal objetivo simular o ambiente de um dos esportes mais assistidos nos Estados Unidos, o Futebol Americano.


A EA Sports que é responsável pelo desenvolvimento do jogo, tem permissão para utilizar a marca da National Football League (NFL) e dos times que fazem parte da liga. Em 1989 ,a empresa lançou a primeira versão do game, somente disponível para a plataforma dos computadores pessoais.


O que é Madden?


Nada mais é que uma referência à um ex-treinador, comentarista e integrante do Hall da fama da NFL, que trabalhou durante anos em prol do futebol americano.


John Earl Madden, foi um dos responsáveis pela conquista do Super Bowl com o Oakland Raiders em 1976.


Após se aposentar da função de treinador, Madden iniciou sua carreira como comentarista esportivo em diversos canais americanos como: CBS, FOX, ABC, NBC. Sempre muito animado e extravagante durante as transmissões, sua popularidade e êxito ao desempenhar tal função, lhe rendeu 14 prêmios Emmy Sports.


Sua Inteligência e conhecimento sobre o esporte nunca foi contestada, pelo contrário, sempre foi elogiada e aclamada pelos entusiastas do esporte. John teve papel fundamental na educação dos americanos quando o assunto era ensinar sobre diferentes técnicas e planos de jogo das equipes.


Ainda seguindo a linha educacional, Madden se juntou à EA para desenvolver o jogo eletrônico. Ele via o “game” como um ambiente de testes para novas jogadas e mais uma forma de ensinar sobre o esporte.


Além da função de consultor técnico, emprestou sua voz e bordões para que fosse incluído durante as transmissões da simulação.


Como Madden é relacionado à uma maldição?


No início da franquia, John Madden ocupava as capas. Por diversos anos isso se repetiu, até o momento que ele fora substituído por atletas, os principais personagens do jogo. A escolha dos atletas geralmente se baseava nos destaques da temporada anterior, podendo ser por causa de um título ou por conta de seu desempenho atlético.


Ao longo dos anos, muitos fãs perceberam um padrão estranho e bizarro que acontecia: o atleta que estrelava a capa do jogo, sofria com uma temporada muito ruim, podendo ser uma temporada em que sua produtividade fosse abaixo do esperado e/ou até mesmo sofrer uma lesão grave, deixando o atleta de fora de muitos jogos da temporada. Veja abaixo uma lista de alguns jogadores que sofreram com a conhecida “Maldição do Madden” (Madden Curse)


Madden 99 – Garrison Hearst

Na temporada de 1988, o Running Back dos 49ers teve sua melhor marca como profissional, com 1570 jardas corridas. No ano seguinte foi capa do jogo em alguns lugares do mundo. Na primeira partida da temporada de 1999, e na primeira vez que carregava a bola oval, Garrison sofreu uma fratura no tornozelo, que o deixou de fora das próximas 2 temporadas.

Ao que dizem, a maldição começou aqui.


Madden 2004 – Michael Vick

O quarterback do Atlanta Falcons estava em ascensão na liga, era apontado como uma promessa para ser um dos melhores QB’s nos próximos anos. Depois de ser anunciado como capa do jogo, Vick sofreu uma fratura em uma de suas pernas durante um treinamento na pré-temporada do time. O QB não esteve presente nas 11 primeiras partidas da temporada e seu time não se classificou para os playoffs.


Madden 06 – Donovan McNabb

Após liderar o time até o Super Bowl XXXIX, o QB do Philadelphia Eagles foi o escolhido para ocupar a capa do jogo na temporada seguinte. McNabb sofreu durante toda a temporada com uma hérnia causada pelo tempo de atividade no esporte. O atleta bem que tentou continuar jogando, porém, a cirurgia foi inevitável, obrigando-o a perder as últimas 6 rodadas da temporada.


Madden 10 – Troy Polamalu

Depois de ser considerado um dos destaques da campanha que levou o Pittsburgh Steelers ao título do Super Bowl em 2008, o Safety perdeu 11 jogos da temporada por conta de uma lesão nos ligamentos do joelho. Nesta mesma temporada, os Steelers não se classificaram para os playoffs.


Madden 12 – Peyton Hillis

Antes de ser capa do jogo, o Running Back do Cleveland Browns registrou cerca de 1200 jardas em uma temporada. Após ser a estrela da capa, Hillis perdeu diversas partidas durante a temporada de 2011, correndo apenas 587 jardas. O atleta iniciou apenas mais 3 temporadas, e anunciou sua aposentadoria do esporte.



Madden 25 – Adrian Peterson

O lendário RB foi o escolhido para ocupar a capa da edição especial de 25 anos da franquia. Após disputar apenas um jogo, Adrian foi condenado por abuso contra seu próprio filho. O atleta foi colocado na lista de inativos pelo Minnesota Vikings e posteriormente suspenso pela NFL pelo restante da temporada.


Madden 18 – Tom Brady

Brady é um elemento, possivelmente, contraditório nesta lista. O QB do New England Patriots liderou a equipe até o Super Bowl, onde foi derrotado para o Philadelphia Eagles, resultado nada comum para os fãs dos Patriots.


Acontece que na temporada seguinte, Brady liderou novamente sua equipe para o Super Bowl e conquistou seu sexto campeonato. Em uma entrevista ele disparou: “Eu não sou de acreditar em maldições.... Estou pronto para enfrentar todos os desafios como sempre.”


Madden 19 – Antonio Brown

O Wide Receiver do Pittsburgh Steelers, é sem dúvida, um dos grandes recebedores da liga. Tudo ocorria bem até a última rodada da temporada, quando entrou em conflito com “Big Ben”, o QB do time por conta de não ser nomeado o MVP da equipe na temporada. Os Steelers desligaram o WR e desde então enfrentou problemas nas equipes que passou. Atualmente AB está sem contrato e busca um retorno à liga.


Madden 20 – Patrick Mahomes

MVP da temporada de 2018, o QB do Kansas City Chiefs não teve um início promissor da temporada de 2019. Ficou de fora de 2 jogos por conta de uma lesão no joelho e viu seu time amargar o risco de não chegar aos playoffs. Mahomes retornou aos campos e liderou o Chiefs a 6 vitórias consecutivas na reta final da temporada regular além das 3 vitórias nos playoffs, que levou ao título do Super Bowl.


Mahomes foi mais um atleta que superou a maldição da capa, portanto é possível que ela seja somente uma fantasia. O que você acha?


0 visualização
  • Facebook
  • Instagram - Grey Circle
  • Spotify - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle

ARK ©